< Voltar

Resenhas da Janu

Resenhas

"DRAGÕES, MAÇÃS E UMA PITADA DE CAFUNÉ"

Falar sobre ética nesses tempos bicudos nem sempre é coisa fácil. É por isso que eu acho que só as histórias nos salvam!... Nesse sentido, chega em boa hora a coletânea de contos de fadas elaborada por Susana Ventura e Helena Gomes, escritoras e pesquisadoras de contos de tradição oral. DRAGÕES, MAÇÃS E UMA PITADA DE CAFUNÉ reúne oito histórias que tratam de ética de uma maneira saborosa e instigante.

Entre esses personagens míticos como os dragões e elementos simbólicos como a maçã, as autoras nos brindaram com uma seleção de contos (que são desconhecidos para muitos de nós, o que é um presente) que nos fazem refletir sobre o que é certo ou errado, o que é aceitável ou não em determinadas situações e contextos do nosso cotidiano. E isso muda, de acordo com a sociedade em que vivemos. Porém, no fundo, no fundo, as situações que envolvem decisões de vida e morte, de amor e ódio, de aceitação ou rejeição, por exemplo, são nossas velhas conhecidas, e são elas que estão presentes nesse livro. E não importa que aconteçam naquele tempo mágico que nos envolve nos contos de fadas. O que interessa aqui é que esses contos têm a ver com a vida da gente.

E é isso que faz com que livros assim sejam fundamentais de serem lidos e relidos. São aqueles que nos apresentam problemas, desafios, soluções e algum encantamento, que nos aproximam de nós mesmos e do Outro, esse com o qual a gente tem de (com)viver e, de preferência, aceitar e respeitar. Os contos falam de ética sem falar, pois são contados de um jeito leve e interessante, e talvez por isso, como querem as autoras, nos fazem pensar sobre eles. E refletir sobre isso nos dias de hoje, nos tempos de Charlie Hebdo, dos refugiados da Síria  e por aí vai, convenhamos, é mais do que o começo. É o caminho.

20 de maio de 2016 - 17:12:30 por JANUÁRIA CRISTINA ALVES
Compartilhar