A Autora

Jornalista, Mestre em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo com uma tese sobre jornalismo infantil, especialista em Infoeducação pela mesma Universidade, escritora com mais de 60 obras publicadas para crianças e jovens (e duas para adultos). Ex-roteirista do programa infantil da TV Cultura “Bambalalão” e ex-colaboradora da Maurício de Sousa Produções como roteirista de histórias da Turma da Mônica. Colaboradora de diversos jornais e revistas como Cláudia, Marie Claire, Folha de S. Paulo, Jornal da Tarde, O Estado de São Paulo e Diário do Grande ABC escrevendo sobre Educação, Cultura e Comportamento.

Januária foi vencedora, em 2014, do Prêmio Jabuti de Literatura Brasileira na categoria Didáticos/Paradidáticos com a obra “Para ler e ver com olhos livres”, da Ed. Nova Fronteira. Em 2016 ganhou novamente o Jabuti pela coordenação editorial do livro "Convivendo em Grupo: almanaque de sobrevivência em sociedade", da Editora Moderna

Em 1995 recebeu o Prêmio Abril de Jornalismo, na categoria Saúde e em 1994 foi indicada para o mesmo na categoria Educação. Criadora também, do primeiro jornal infantojuvenil com foco em esporte e ecologia a ser vendido em bancas de jornal no Brasil – o Sport Gang – que recebeu, em 1990, o Prêmio Wladimir Herzog de Direitos Humanos, concedido pelo Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.

Durante 13 anos foi consultora do “Programa Folha Educação” do jornal Folha de S. Paulo, destinado a orientar escolas para o uso do jornal em sala de aula e editora–chefe do Jornal Folha Educação dirigido aos professores integrantes do programa.

Januária trabalha, atualmente, como consultora para diversas empresas em programas focados em Educação e Cultura e em diversas editoras como consultora editorial e editora associada. Realiza também, palestras, cursos e oficinas para educadores, crianças e jovens, sobre Alfabetização Midiática, Educação Literária e Storytelling.

  • 58º Prêmio
    Jabuti de Literatura Brasileira

    Vencedora

    “Convivendo em grupo: almanaque de sobrevivência em sociedade”
    Ed. Moderna, 2015

    Didáticos/Paradidáticos

  • 56º Prêmio
    Jabuti de Literatura Brasileira

    Vencedora

    “Para ler e ver com olhos livres”
    Ed. Nova Fronteira, 2014

    Didáticos/Paradidáticos

  • XXI Prêmio
    Abril de Jornalismo

    Vencedora

    “Para você cuidar melhor do seu corpo”
    Revista Cláudia 08, Agosto/95

    Serviço

  • XX Prêmio
    Abril de Jornalismo

    Indicada

    “Ciência Fora da Sala de Aula”
    Revista Superinteressante, 1994

    Educação

  • Prêmio Vladimir Herzog
    de Direitos Humanos

    Vencedora

    Jornal infantil “Sport Gang”, publicação infantojuvenil com enfoque para essa questão, 1990

    Infantojuvenil