< Voltar

Blog da Janu

Educação literária: necessária para a leitura do mundo

É de se esperar que no post inaugural do BLOG DA JANU eu explique um pouco a que ele vem.

Quem me conhece sabe que a literatura é a causa da minha vida. E também um dos assuntos sobre os quais mais gosto de falar. Então, não poderia ser diferente: nesse blog vamos falar sobre livros, leituras, escritores, leitores, professores e mediadores de leitura, alunos leitores, editores, divulgadores, vendedores de livros. Vamos conversar sobre o mundo da leitura e suas histórias, suas experiências, seus personagens.

Tudo isso faz parte de uma área da educação que pouca gente conhece ou ouviu falar, masque eu acho que é fundamental para nos ajudar a entender – e a ler, é claro! – o mundo em que vivemos: a EDUCAÇÃO LITERÁRIA. A primeira vez que ouvi falar disso foi pelo educador espanhol Carlos Lomas. Ele é um especialista nas teorias e práticas linguísticas e literárias do ensino secundário na Espanha e é reponsávelpela formação de professores do Centro de Professorado e de Recursos de Gijón. É alguém que entende bastante como funciona na prática o trabalho com a leitura na escola.

SegundoLomas, a Educação Literária cuida da aquisição dos hábitos de leitura e de análise dos textos, do desenvolvimento das competências leitoras, do conhecimento das obras e dos autores mais significativos da história da literatura mundial e também, de estimular a escrita com intenção literária. Não é pouca coisa. E, por isso mesmo, é fundamental. E não só como ensino obrigatório na escola, mas também como tema presente na família. A Educação Literária envolve muitos atores, como veremos em outros posts com mais detalhes. Mas, inegavelmente, começa em casa e se aprofunda na escola.

Lomas também afirma que “Ao aprender a ler, a entender e a escrever,(as crianças) aprendem a orientar o pensamento e a construir nesse processo umconhecimento compartilhado e comunicável do mundo”. E ele mesmo cita um jornalista e escritor espanhol, Juan José Millas, para tornar mais clara aideia de como a Educação Literária é importante: “Não se escreve para ser escritor nem se lê para ser leitor. As pessoas escrevem e leem para compreender o mundo. Ninguém, então, deveria sair para a vida sem ter adquirido essas habilidades básicas”.

 

Nesse sentido, é inevitável traçar um paralelo com a famosa frase do nosso educador maior, Paulo Freire, sobre a relação da leitura de textos com a leitura do mundo: “A leitura do mundo sempre precede a leitura da palavra. Esse movimento do mundo para a palavra e da palavra para o mundo está sempre presente. Movimento pelo qual a palavra dita flui do próprio mundo por meio da leitura que dele fazemos”.

Tudo isso pra dizer que falaremos sim, aqui no BLOG  DA  JANU, sobre a leitura. Mas a leitura que realmente importa, aquela que, brilhantemente, o professor e crítico literário Harold Bloom, em sua obra “Comoe Por Que Ler” define: “Uma das funções da leitura é nos preparar para uma transformação, e a transformação final tem caráter universal (...). Lemos não apenas porque, na vida real, jamais conheceremos tantas pessoas como através da leitura, mas, também, porque as amizades são frágeis... (...) a literatura alivia a solidão.”

A literatura sempre  transformou o mundo. Isso porque ela transforma a gente. Fica aqui o meu convite para que, juntos, façamos boas leituras, assim, estaremos sempre bem acompanhados! Vamos lá?

Para saber mais sobre o assunto leia as entrevistas com a autora para outras mídias:

Blog Estante das Letrinhas - Estadão 

Carta Educação

 

 

 

06 de junho de 2017 - 13:44:48 por JANUÁRIA CRISTINA ALVES
Compartilhar

Comentários (3)

  • Eliana Martins

    25 de maio de 2016 - 22:48:24

    Foi muito bom reler, através das suas palavras, o pensamento do Paulo Freire. E pensar que o bebê, ao nascer, já inicia a leitura do mundo. Muito mágico isso!
  • Regina Drummond

    01 de junho de 2016 - 13:06:44

    Lindo, Janu! Você, como sempre, brilhante!
  • Denise Cruz

    13 de junho de 2016 - 11:42:47

    Que delícia! Um espaço para visitar e me deliciar. :)

Adicione seu comentário