Projetos

O folclore brasileiro na sala de aula

Oficina para educadores da Educação Infantil ao Ensino Fundamental


A abordagem do folclore brasileiro nas escolas tem se restringido às celebrações de agosto como o “mês do folclore” e à apresentação de uns poucos personagens do nosso imaginário às crianças e jovens. O curso pretende auxiliar o professor a compreender a importância das histórias de tradição oral na formação leitora dos nossos alunos.

A Notícia na Escola

Para ler e compreender o mundo


Trata-se de uma oficina de reflexão sobre o papel do jornal, mais especialmente, das notícias, na formação leitora das crianças e jovens. Um trabalho que busca a alfabetização midiática de crianças e jovens, algo muito necessário na Era da Informação e da Pós-Verdade. Mais informações no site do Instituto Singularidades

Escrever para gostar de ler

Escrita criativa para educadores


Formação para profissionais da Educação que desejam trabalhar com a literatura infantojuvenil a partir do binômio leitura/escrita. Módulos adaptáveis aos grupos interessados.

Lendo e escrevendo notícias

para compreender o mundo


Oficina de reflexão sobre o papel das notícias na formação leitora e escritora das crianças e jovens. Módulos adaptáveis aos grupos interessados.

Ler para compreender e aprender

leituras informativas na escola


Oficina que aborda as especificidades dos textos informativos, bem como as diversas possibilidades de trabalho com ambos em sala de aula. Como escolher estes textos e utilizá-los para a formação de leitores competentes. Módulos adaptáveis.

Memórias de Leitura

compartilhando e disseminando a paixão pelos livros


Propiciar que o educador e/ou mediador de leitura resgate a sua memória afetiva literária. A partir dessa memória recuperada, subsidiá-lo para o planejamento de estratégias de incentivo à leitura para seus alunos. Módulos adaptáveis.