Januária Cristina Alves, mestre em Comunicação Social pela ECA/USP, jornalista, educomunicadora, infoeducadora, storyteller, autora de mais de 50 livros infantojuvenis, duas vezes vencedora do Prêmio Jabuti de Literatura Brasileira, também agraciada com o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos e do Prêmio Abril de Jornalismo.
É autora do livro “Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro” (FTD Educação e Edições SESC), finalista do Jabuti em 2018, de “Heróis e Heroínas do Cordel” (Companhia das Letras), co-autora dos livros “Como não ser enganado pelas fake news” com Flávia Aidar e “#Xôfakenews: uma história de verdades e mentiras” com Mauricio de Sousa.
É pesquisadora de cultura popular brasileira, com ênfase nas tradições orais do folclore brasileiro.Também é colunista do Nexo Jornal, da Revista Educação, Revista Emília, Blog da Letrinhas (da Editora Companhia das Letras) e membro da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação – ABPEducom, do grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade da Escola de Comunicações e Artes e do Instituto de Estudos Avançados da USP, e da Mil Alliance, a Aliança Global para Parcerias em Alfabetização Midiática e Informacional da Unesco.
Desenvolve projetos de Educação Midiática em parceria com o Redes Cordiais, Árvore Educação, Instituto Alana, Instituto Emília e Instituto Itaú Social. Ministra cursos, workshops e oficinas destinados a educadores, crianças e jovens sobre Alfabetização Midiática e Informacional, Educação Literária e Storytelling.